Desenvolvido pela nutricionista PhD. Sophie Deram, a Mandala da Saúde Alimentar tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos do paciente. A partir daí, escolhemos juntos um ponto fraco para trabalhar e desenvolver.
É possível preencher a mandala em vários momentos da vida, pois ela deve sofrer variações. Porém, ao trabalhar pontos específicos, é comum outros fatores serem afetados positivamente. Portanto, durante o tratamento da terapia nutricional, se torna interessante preencher a mandala algumas vezes para que seja possível comparar as mudanças e evolução, além de observar se é necessário mudar o foco de trabalho.
Conduta
Em consulta, o paciente será guiado durante todo o preenchimento da Mandala da Saúde Alimentar. Ele deve se dar uma nota de 1 a 10 para cada subpilar, onde 1 significa que aquela área carece de bastante atenção, e 10 demonstra que o paciente tem pleno domínio e segurança. Assim, conseguiremos definir que área devemos focar para obter melhorias na saúde física, emocional e alimentar.
Ao todos, são sete pilares, sendo que cada um é dividido em subtemas:
© Todos os direitos reservados
Thayla de Novaes Teixeira
CRN 22101333