Thayla teixeira

Homemade hazelnut spread in wooden bowl. Hazelnut Nougat cream with hazelnuts
Star Icon

Mindful

Eating

Estratégia eficaz para aprender a lidar ​com escolhas impulsivas de alimentos, ​vontade de comer e tratamento de ​transtornos alimentares.

Streetwear Graphic Element

Comer com

atenção plena

Palm Leaves Shadow

O que é o

Mindful Eating?

Baseado nos princípios meditativos ​do Mindfulness, a prática de comer ​com atenção plena é uma estratégia ​que promove a mudança de ​comportamento alimentar.

A abordagem educativa consegue ​ajudar o paciente a cuidar melhor ​de si mesmo, tornando possível ​viver a sua própria realidade.

Quando a técnica deve ​ser aplicada?

Quando sentir fome emocional, cuja ​qual há uma necessidade de comer ​algo gostoso e, geralmente, pouca ​quantidade não satisfaz.

Ou quando houver vontade de ​comer algo específico, pois esta ​nem sempre é acompanhada dos ​sensos de fome e saciedade, fazendo ​com que não haja um parâmetro de ​quando deve-se iniciar e quando ​deve-se parar de comer.

Leaf Shadow 10

Conduta

Em atendimento, conduzo a prática do Mindful Eating com o paciente em 3 etapas. Desta forma, ele ​consegue entender e identificar as suas sensações e sentimentos, além de aprender a aplicar quando ​achar necessário.

Costumo oferecer creme de avelã com cacau ou doce de leite para realizar esta técnica, ambos alimentos ​que muitas pessoas não conseguem lidar com a disponibilidade e acabam consumindo em excesso.


Benefícios do Mindful Eating:

  • Restaurar a conexão entre o corpo e seus sentidos de visão, olfato, paladar e tato;
  • Aprender a lidar com a fome emocional e a vontade de comer;
  • Diminuir os episódios de comer exagerado e compulsão alimentar;
  • Eliminar o sentimento de culpa após comer um alimento cujo qual julga-se como sendo "não saudável", ​principalmente após um episódio de exagero alimentar;
  • (Re)tomar consciência dos pensamentos e crenças limitantes sobre alimentos específicos, geralmente ​considerados "proibidos" ou "não saudáveis", que reforçam padrões alimentares prejudiciais à saúde;
  • Restabelecer a intuição alimentar, entregando liberdade e permissão incondicional para comer;
  • Eliminar o autojulgamento negativo e crítico sobre o próprio corpo, desenvolvendo novas percepções ​de aceitação, respeito, gratidão e amor.

© Todos os direitos reservados

Thayla de Novaes Teixeira

CRN 22101333