Thayla teixeira
Recuperação dos sensos
Fome e Saciedade
Ter autonomia da quantidade do que se come é libertador. Principalmente ao aprender a mensurar e respeitar os seus próprios sensos fisiológicos, assim diminuindo os episódios de comer exagerado e comer emocional.
Reestabelecimento
da interocepção
É a capacidade que o nosso cérebro tem de sentir as sensações internas do nosso corpo, como fome, saciedade, sede, cansaço, sono, estresse, dentre outros. A partir daí, conseguidos avaliar o nosso estado de saúde e entregar o que o nosso corpo precisa na medida certa.
O cérebro controla tudo. Portanto, quanto mais conectado você estiver a ele, mais assumirá o controle das rédeas da sua vida.
Quem faz dietas restritivas, terceirizando as quantidades do que se come, tende a ter mais episódios de comer emocional ou exagerado. Isso porque, ao não usar a interocepção, acaba não respeitando o que o cérebro pede.
Conduta
Os sensos de fome e saciedade são naturais, nós nascemos com eles. Porém, ao terceiriza-los, é comum o paciente se desconectar de si mesmo e perder o controle da própria alimentação.
Por um mecanismo de defesa cerebral, a fim de garantir a sobrevivência e energia, as dietas podem fazer com que o paciente pense em comida com maior frequência, assim o levando a ter episódios de comer emocional e comer exagerado mais vezes, servindo até mesmo como gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares.
Na terapia nutricional, pratico a recuperação dos sensos naturais de forma individualizada, ao traçar uma escala de acordo com as lembranças do próprio paciente. Assim, devolvo a autonomia e controle sobre a alimentação, reestabelecendo a interocepção.
© Todos os direitos reservados
Thayla de Novaes Teixeira
CRN 22101333